quinta-feira, 28 de junho de 2012

Portal da Transparência GDF




Já está na internet o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA do GDF, site que mostra as remunerações de todos os servidores do Governo. Essa é uma excelente ferramenta para comparar os salários de outras categorias com as categorias de AVAs e ACSs .

Com essas informações fica ainda mais clara a necessidade de uma melhor remuneração de nossas categorias.

Apoie nosso SINDICATO para que possamos reduzir essa diferença tão grande em nossas remunerações.




SINDIVACS-DF PRÓXIMO DE FECHAR ACORDO COM GDF













O Sindicato mais uma vez esteve reunido na Mesa de negociação Permanente do SUS-MNP-SUS, para discutir as seguintes pautas:

- Protocolo da atenção básica;

- Diretrizes do PCCS;

-Reestruturação da tabela especial de emprego comunitários do Distrito Federal e criação das especialidades de Agentes de Vigilância ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde no cargo de técnico em saúde;

-Data para realização do próximo concurso de ACS/AVAS;

-Acordos não cumpridos até o momento entre eles o abono Salarial.

Devido a importância dos assuntos apresentado pelo SINDIVACS, infelizmente não houve tempo hábil para discursão de todos os assuntos em pauta, foram discutidos a data do concurso e os acordos não cumpridos e demais assuntos serão discutidos na próxima reunião do dia 04/07/2012.

- Data para realização do concurso.

Ainda não há a data, já existe à autorização do CPRH desde setembro de 2011 para realização do concurso público, mas enquanto não for criadas as especialidades de ACS/AVAS não tem como abrir concurso.

- Abono Salarial/Acordo Coletivo de Trabalho

O sindicato cobrou que o abono salarial seja pago já na folha de pagamento de julho de 2012 com efeito retroativo a outubro de 2011, informou aos demais integrantes da MNP-SUS que a categoria é a que tem o pior salario da SES/DF e necessitava da compreensão e apoio dos demais sindicatos para que apoiassem a reivindicação do SINDIVACS-DF, os membros da MNP-SUS declararam apoio. Os Secretários de administração e de saúde comunicaram o pagamento do abono salarial retroativo ao mês de outubro de 2011, solicitarão ate a próxima semana para fechar os últimos detalhes do abono salarial e do Acordo coletivo de trabalho.

LEMBRAMOS AOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS QUE A OPERAÇÃO PADRÃO CONTINUA ATÉ QUE SEJAM CUMPRIDOS OS ACORDOS FIRMADOS PELO GDF COM A NOSSA CATEGORIA.

EM BREVE CONVOCAREMOS UMA ASSEMBLÉIA GERAL PARA APROVAÇÃO DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO.

DIRETORIA SINDIVACS-DF SINDICATO DE FATO E DE DIREITO

quarta-feira, 27 de junho de 2012

NEGOCIAÇÃO



O sindicato dos
Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes comunitários de Saúde -SINDIVACS-DF, vem através deste, informar que o sindicato esteve negociando durante a semana com o Secretario de Administração Wimar Lacerda e o Secretario de Saúde Dr.Rafael, por intermédio do Deputado Dr.Michel, os secretários se manifestaram favoráveis as reivindicações da categoria:

-Criação da especialidade e equiparação salarial;

-Acordo Coletivo de Trabalho;

-Abono salarial.

Nesta quinta-feira dia 28/06/2012, estaremos na mesa permanente de negociação do SUS discutindo o protocolo da atenção básica e PCCS.

Na próxima terça-feira dia 03/07/2012, estaremos reunidos com os secretários, para finalizar as negociações.

Lembramos que a operação tartaruga continua em duas visitas diárias até o cumprimento das reivindicações.

DIRETORIA SINDIVACS

segunda-feira, 25 de junho de 2012

OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NÃO PARTICIPARAM DO DIA D DO BOLSA FAMILIA




O Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde-SINDIVACS-DF, INFORMA QUE CONFORME FICOU DECIDIDO EM ASSEMBLÉIA GERAL REALIZADA NO DIA 19/06/2012 OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NÃO PARTICIPARAM DO DIA D DO BOLSA FAMÍLIA, ATE QUE O GOVERNO CUMPRA OS SEUS COMPROMISSOS COM AS CATEGORIAS.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

SINDIVACS-DF FAZ REUNIÃO COM SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA A SAÚDE-SVS



A saúde publica esta mudando no Brasil, a prioridade e para as ações preventivas, a reorganização das equipes saúde da família e das equipes de combate as endemias, inserindo o
agente comunitário de saúde – ACS nas ações de controle de Dengue e Malaria.

Para entender a situação vamos fazer uma breve revisão das legislações que normatizam as atribuições de acordo com o Ministério da Saúde, a portaria nº 44 de 03 de Janeiro de 2009 considera necessário a inclusão das ações de epidemiologias e controle de doenças na gestão da atenção básica da saúde, definindo como atribuição dos Agentes Comunitário de Saúde – ACS o controle de dengue e da Malaria, o Artigo nº 3º Estabelecer as atribuições do ACS na prevenção e no controle da dengue.

Para organizar estas ações o MS editou a portaria nº 3.252 de 22 de dezembro de 2009, que diz no artigo nº 5º, define a integração entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde é condição obrigatória para construção da integralidade na atenção e para o alcance de resultados, com desenvolvimento de um processo de trabalho condizente com a realidade local.

A portaria nº 2.557 de 28/12 de 2011, institui no Piso Variável de Vigilância e promoção da Saúde – PVVPS do componente de vigilância e promoção da saúde, no ano de 2011, o incentivo financeiro para qualificação das ações de prevenção e controle da Dengue destinado ao Distrito Federal e Municípios prioritários e define normas reativas a este recurso.

Em 04 de maio de 2012 o MS redigiu a portaria nº 1007, definindo os critérios para regulamentar a incorporação do Agente de Combate ás Endemias – ACE, ou agente que desempenham essas atividades, mais com outras denominações, na atenção primaria á saúde para fortalecer as ações de vigilância em saúde junto ás equipes de Saúde da Família.

A Secretaria de Saúde do DF pode utilizar estes recursos da forma que convém desde que obedeça a portaria nº 2.557, como estratégia decidiu utilizar como incentivo para iniciar o modelo estratégico do Ministério da Saúde como define as portarias nº 3.252 e 1007.

De acordo com a coordenação de controle de Dengue – SVS/SES-DF, a SES-DF poderia usar este dinheiro para aquisição de veículos, uniforme, EPIs e outros, mas o DF tem recursos próprios e relata que a pretensão e usar estes recursos para a reorganização do combate a Dengue no DF pagando uma bonificação.

A integração da Subsecretaria de Vigilância a Saúde - SVS/SES e Subsecretaria de Atenção Primaria a Saúde - SAPS/SES e das ações conjuntas iram produzir resultados positivos para a população em geral.

O quadro reduzido de Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde vem produzindo um desgaste físico e mental a estes trabalhadores, apesar de estar programado um concurso para aumentar o quadro de servidores, a quantidade de vagas liberadas não supre as necessidades, o DF, não vem cumprindo os seis ciclos de inspeção e os LIRAs como determina o Ministério da Saúde , a presença dos Agentes comunitário de Saúde - ACS possibilitara o cumprimento destes ciclos, e reduzindo os casos positivos de Dengue.

A presença do ACS, não nos atrapalha, pelo contrario, nos asseguras anualmente os recursos do Ministério da Saúde e as correções dos valores de acordo com o PPVVPS.

Atenciosamente,
Diretoria
Sindivacs-DF

SECRETÁRIO DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO PEDE PRAZO ATE DIA 26/06/2012 PARA DAR RESPOSTA SOBRE REIVINDICAÇÕES


quarta-feira, 20 de junho de 2012

SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE DF SOLICITA PRAZO ATÉ DIA 25/06/2012 PARA DAR RESPOSTA AO SINDICATO SOBRE AS REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA




Ctb Nacional apoia a Causa dos Agente de Vigilância Ambiental em Saúde e agentes de saúde do DF mantêm indicativo de greve da categoria

Vigilantes e agentes de saúde do DF mantêm indicativo de greve da categoria

http://portalctb.org.br/site/pelos-estados/17301-vigilantes-e-agendes-de-saude-do-df-mantem-indicativo-de-greve-da-categoria

Vigilantes e agentes de saúde do DF mantêm indicativo de greve da categoria

E-mailImprimirPDF
AddThis Social Bookmark Button
O sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes comunitários de Saúde Sindivacs-DF realizou nesta terça-feira (19), na Praça do Palácio do Buriti, uma assembleia geral com a presença de centenas de trabalhadores, durante a qual se definiu que a categoria irá manter o indicativo de greve e manter apenas uma parte dos serviços prestados à população, em protesto contra o governo local.

As seguintes decisões foram tomadas pela categoria e divulgadas pela diretoria do Sindicato:

- Os trabalhadores farão duas visitas domiciliares diárias por tempo indeterminado;

- Os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes comunitários de Saúde cumprirão a sua carga horária diária na área de atuação;

- Os Agentes comunitários de Saúde suspenderão o acompanhamento do programa bolsa família;

- Os Agentes comunitários de Saúde suspenderão o cadastramento do cartão do SUS;

- Fica suspensa a ida voluntaria dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde para outras cidades para finalizar o primeiro ciclo de inspeção;

- Os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde realizarão as visitas diárias na região administrativa em que estiver lotado.

De acordo com Moyses Leme da Silva Neto, presidente da CTB-DF, o Sindicato exige a criação de um Plano de Carreira, novas contratações, melhores condições de trabalho e o cumprimento dos acordos firmados com o governo do Distrito Federal.

Durante a assembleia, a CTB reforçou seu apoio à categoria e se colocou ao lado do Sindicato, no sentido de ampliar a mobilização por novas conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras.

Documentos Protocolados na SES-DF e SEAP-DF





terça-feira, 19 de junho de 2012

ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 19/06/2012 NA PRAÇA DO BURITI

O sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes comunitários de Saúde SINDIVACS-DF, vem informar a categoria o que ficou decidido em Assembléia Geral realizada no dia 19/06/2012 na praça do palácio do buriti as seguintes decisões:
- Duas visitas domiciliares diárias por tempo indeterminado;
- Os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes comunitários de Saúde cumpriram a sua carga horária diária na área de atuação;
- Os Agentes comunitários de Saúde suspenderão o acompanhamento do programa bolsa família;
- Os Agentes comunitários de Saúde suspenderão o cadastramento do cartão do SUS;
- Fica suspensa a ida voluntaria dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde para outras cidades para finalizar o primeiro ciclo de inspeção;
- Os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde realizarão as visitas diárias na região administrativa em que estiver lotado.
DIRETORIA SINDIVACS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

quinta-feira, 14 de junho de 2012

terça-feira, 12 de junho de 2012

DEPOIS DO INICIO DA OPERAÇÃO TARTARUGA O NOSSO PROCESSO COMEÇOU A ANDAR

Processo
0414-000027/2011
Interessado
SEAP
Assunto
REESTRUTURACAO
CARREIRA
Assunto
Secundário
CRIACAO DAS
ESPECIALIDADES DE AGENTE DE VIGILANCIA AMBIENTAL E SAUDE E AGENTE
COMUNITARIO
Tramitação
06/06/2012
10:18:00
Órgão
SES
Divisão
SUGETES
Observações
05/06/2012 08:45:00 - LEVADO EM MAOS POR DR JOSE
CARLOS
30/05/2012 16:45:00 - ISABEL
27/04/2012 16:26:00 - ISABEL
13/02/2012 18:22:00 - ISABEL


VAMOS À LUTA COMPANHEIROS

sexta-feira, 8 de junho de 2012

DIA 17/06/2012 O SINDIVACS-DF NO CANAL 6 NO PROGRAMA CANAL DO TRABALHADOR

O sindicato dos agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal gravou uma materia para o canal do trabalhador falando sobre redução de visitas domiciliares e sobre os acordos não cumpridos do Gdf.
a materia será exibibida no dia 17/06 apartir das 11:00 da manha.

VAMOS À LUTA COMPANHEIROS

Parabéns aos agentes de saúde do todo o Distrito Federal, por atenderem a nossa convocação e acreditarem no nosso trabalho, os relatórios sobre o movimento são animadores em todo o DF a maioria aderiu à redução de visitas domiciliares.


Até a assembléia geral no dia 19/06/2012 as 09h00min na Praça do Buriti contamos com a adesão de 100% dos companheiros AVAS e ACS realizando a “OPERAÇÃO TARTARUGA”.

Desta vez o governo terá que cumprir seus compromissos com a categoria.



DIRETORIA DO SINDIVACS/DF

TRABALHADORES SOBRE PRESSÃO

As chefias vêm provocando um verdadeiro conflito jurídico, ao realizar horário diferenciado entre os agentes de Vigilância Ambiental em Saúde.


O horário corrido sempre foi uma das reivindicações do SINDIVACS, e sempre negada, quando foi utilizada como experimento pelo ex. subsecretário de Vigilância a saúde Dr. Joaquim Carlos quando ocupava a direção da SVS/SES, originou um processo.

Agora a DIVAL/SVS para impedir a adesão dos AVAs à convocação do sindicato, vem oferecendo as equipes das áreas a concessão de horário corrido, gostaríamos de lembra aos caros companheiros que no passado tivemos que intervir para o não desconto destas horas não trabalhadas, sempre lutamos para conquista de todos e não apenas para alguns.

E este ato da atual diretoria da DIVAL pode resgatar um grande problema aos agentes de Vigilância Ambiental em Saúde, o SINDIVACS estará acompanhando e cobrará as responsabilidades diante ao ministério publico do DF para não originar problema a categoria.

Esta determinação é vista como um ato irresponsável da secretaria de saúde, já que até o momento não se cumpriu o 1º ciclo de expedição como determina o ministério da saúde, por falta de agentes de Vigilância Ambiental em Saúde.

Para boicotar o movimento legitimo dos trabalhadores, vale até reduzir a carga horária e fazer tratamento diferenciado entre os trabalhadores.

A nossa luta é justa e pacífica, queremos respeito e condições de trabalho através de um plano de carreira, equiparação salarial e concurso publico para AVAS e ACS.

Vamos à luta companheiros, sem se preocupar com os atos enganosos do governo.



DIRETORIA DO SINDIVACS/DF