segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Câmara homenageia agentes comunitários de saúde e de vigilância ambiental

Dr. Michel propôs a comemoração do dia dos agentes comunitários e de vigilância em saúde
A Câmara Legislativa realizou sessão solene nesta segunda-feira (29) para comemorar o dia dedicado aos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de vigilância ambiental em saúde (AVS), comemorado em 4 de outubro. A homenagem foi  presidida pelo deputado Dr. Michel (PP), que destacou a relevância do “trabalho essencial” desenvolvido por aqueles profissionais para a prevenção de várias doenças.
O parlamentar enfatizou que “este ano os agentes estão com brilho nos olhos, pois conseguiram sucesso na luta ‘estatutário já’”.  Mas defendeu que, apesar da conquista das duas categorias, eles ainda têm ainda muito a conquistar. “É preciso continuar na luta e na mobilização”, exortou.
O secretário-geral do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal (Sindivacs), Etieno Sousa, parabenizou seus colegas, mas fez um alerta: “Ganhamos uma batalha nessa guerra pela valorização. Mas temos que lutar ainda pela equiparação salarial com outras categorias da saúde e o pagamento de gratificação especial”.
Diálogo – A subsecretária de Relações de Trabalho da Secretaria de Administração Pública do DF, Denise Rodrigues, destacou o sucesso das categoriais na negociação com o governo local para o atendimento da reivindicação do reconhecimento do regime estatutário, lembrando que, além do empenho da diretoria do sindicato, houve muita participação dos próprios servidores na defesa da legalidade da proposta.
Também a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, parabenizou a “persistência” dos agentes de saúde e de vigilância ambiental na “longa luta” para serem reconhecidos como estatutários. ”Foi preciso vontade política e comprovação da segurança jurídica”, afirmou, lembrando que desde 1997 aqueles profissionais realizam uma experiência exitosa” em todo o DF. ”Pena que um ex-secretário de saúde numa canetada tenha acabado com o Saúde em Casa, no passado”, criticou.
Zildenor Ferreira Dourado – Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: