quinta-feira, 11 de junho de 2015

Iniciou, hoje, 11 de junho, a primeira turma do curso de Formação do Agente Comunitário de Saúde (ACS)- Turma Piloto

  Iniciou, hoje, 11 de junho, a primeira turma PILOTO do curso de Formação do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Na abertura contaram com a presença do diretor executivo da Fepecs, o médico, Drº Armando Raggio que ressaltou que este curso é a raiz do SUS. Elogiou o trabalho dos ACS. Disse que o trabalho desses profissionais da saúde é de “generalistas”, diferente do especialista.

       Segundo a coordenadora, Tereza Cristina Lyra Leite este curso é essencial para os ACS, considerando que estes profissionais atuam nas equipes de Atenção Primária, desenvolvendo ações de Educação e Promoção à Saúde, bem como ações de Vigilância à Saúde, no que se refere as condições de risco à saúde individual e coletiva presentes na comunidade. Nesta etapa os participantes terão 340 horas/aula distribuídas entre atividades presenciais (teórico-práticas) realizadas na Escola  Técnica  de Saúde de Brasília e atividades de dispersão (práticas) que serão desenvolvidas em seus cenários de trabalho e junto à comunidade por eles assistidas. Revelou que todos os estudantes que participaram do curso Caminhos do Cuidado, incorporado à matriz curricular da Formação do Agente Comunitário de Saúde pela Escola, assim, ao final deste Módulo (ocorrerá no mês de dezembro de 2015), os estudantes receberão o certificado de Qualificação no curso de Formação de ACS com carga horária total de 400 horas.

Esta turma é composta de estudantes que atuam em diferentes equipes de Estratégia de Saúde da Família(ESF) das seguintes regionais: Paranoá, Gama,Candagolândia-Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo, Asa Norte (Granja doTorto), Santa Maria, Ceilândia e Samambaia. Tem a característica peculiar de ser uma Turma Piloto, na qual serão validados os materiais didáticos elaborados pela equipe da Escola Técnica de Saúde de Brasília e a metodologia proposta para o curso, que se fundamenta na participação ativa do estudante-trabalhador, buscando o desenvolvimento de um olhar diferenciado quanto ao processo de trabalho, ampliando a contribuição que este profissional poderá oferecer à Atenção Básica em Saúde do DF.

Serão desenvolvidas três unidades didáticas neste módulo, a saber:

I.O SUS e as políticas de Saúde;
II. Família e Comunidade: relações sociais, culturais e a integração da equipe de ESF com a população local;
III. Sistemas de Informação e avaliação na atenção à saúde e perfil epidemiológico da população do território.
Os estudantes, no final do curso, produzirão propostas de trabalho junto à comunidade atendida, considerando a sua área de atuação e competência.
É importante destacar que este curso concretiza o compromisso assumido pela Escola Técnica de Saúde de Brasília junto ao Ministério
Público do Trabalho em relação à formação profissional desta categoria.

fonte: Etesb

Qualquer duvida ligue para o SINDIVACS-DF – 3226-2428
   
http://sindivacs.com.br/2015/06/iniciou-hoje-11-de-junho-a-primeira-turma-do-curso-de-formacao-do-agente-comunitario-de-saude-acs-turma-piloto/

Um comentário:

Unknown disse...

qual o critério da escolha dessa turma piloto? quem escolheu? qual motivo? quais exigências. por que ninguem foi avisado. Seria bom que tivesse clareza ou tem algum motivo especial. deveria ser feito um sorteio para escolher uma turma piloto entre todos os acs do df. Ou a escolha tem algum QI{quem indica}, queremos explicações, a quem recorrer MP ou DP?. A dúvida permanece, esclarecimento já.