terça-feira, 16 de junho de 2015

ATENÇÃO AVAS E ACS DE 2006 – CONFIRA ABAIXO A SUA PROMOÇÃO FUNCIONAL


O DIRETOR DA ADMINISTRAÇÃO DE PROFISSIONAIS E ACOMPANHAMENTO DO   CADASTRO DA FOLHA DE PAGAMENTO, DA SUBSECRETARIA DE GESTÃO DO   TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE   DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições regimentais e considerando o disposto no   artigo 3º da Portaria nº. 61 de 30 de março de 2009, RESOLVE: CONCEDER PROMOÇÃO   FUNCIONAL aos servidores da carreira Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária a Saúde,   relacionados no anexo desta Ordem de Serviço, que de acordo com o caput da Ordem de Serviço   de 29 de abril de 2015, publicada no DODF nº. 83, de 30 de abril de 2015, páginas 41 à 43,   que tiveram seus recursos deferidos, conforme processo nº.060.004.031/2015, observando-se   a ordem das informações: matrícula nome, situação atual, pontos obtidos e situação proposta,   agrupados por lotação e especialidade. Os efeitos financeiros decorrente da aplicação deste ato   retroagem a 1º de julho de 2015.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Iniciou, hoje, 11 de junho, a primeira turma do curso de Formação do Agente Comunitário de Saúde (ACS)- Turma Piloto

  Iniciou, hoje, 11 de junho, a primeira turma PILOTO do curso de Formação do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Na abertura contaram com a presença do diretor executivo da Fepecs, o médico, Drº Armando Raggio que ressaltou que este curso é a raiz do SUS. Elogiou o trabalho dos ACS. Disse que o trabalho desses profissionais da saúde é de “generalistas”, diferente do especialista.

       Segundo a coordenadora, Tereza Cristina Lyra Leite este curso é essencial para os ACS, considerando que estes profissionais atuam nas equipes de Atenção Primária, desenvolvendo ações de Educação e Promoção à Saúde, bem como ações de Vigilância à Saúde, no que se refere as condições de risco à saúde individual e coletiva presentes na comunidade. Nesta etapa os participantes terão 340 horas/aula distribuídas entre atividades presenciais (teórico-práticas) realizadas na Escola  Técnica  de Saúde de Brasília e atividades de dispersão (práticas) que serão desenvolvidas em seus cenários de trabalho e junto à comunidade por eles assistidas. Revelou que todos os estudantes que participaram do curso Caminhos do Cuidado, incorporado à matriz curricular da Formação do Agente Comunitário de Saúde pela Escola, assim, ao final deste Módulo (ocorrerá no mês de dezembro de 2015), os estudantes receberão o certificado de Qualificação no curso de Formação de ACS com carga horária total de 400 horas.

Esta turma é composta de estudantes que atuam em diferentes equipes de Estratégia de Saúde da Família(ESF) das seguintes regionais: Paranoá, Gama,Candagolândia-Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo, Asa Norte (Granja doTorto), Santa Maria, Ceilândia e Samambaia. Tem a característica peculiar de ser uma Turma Piloto, na qual serão validados os materiais didáticos elaborados pela equipe da Escola Técnica de Saúde de Brasília e a metodologia proposta para o curso, que se fundamenta na participação ativa do estudante-trabalhador, buscando o desenvolvimento de um olhar diferenciado quanto ao processo de trabalho, ampliando a contribuição que este profissional poderá oferecer à Atenção Básica em Saúde do DF.

Serão desenvolvidas três unidades didáticas neste módulo, a saber:

I.O SUS e as políticas de Saúde;
II. Família e Comunidade: relações sociais, culturais e a integração da equipe de ESF com a população local;
III. Sistemas de Informação e avaliação na atenção à saúde e perfil epidemiológico da população do território.
Os estudantes, no final do curso, produzirão propostas de trabalho junto à comunidade atendida, considerando a sua área de atuação e competência.
É importante destacar que este curso concretiza o compromisso assumido pela Escola Técnica de Saúde de Brasília junto ao Ministério
Público do Trabalho em relação à formação profissional desta categoria.

fonte: Etesb

Qualquer duvida ligue para o SINDIVACS-DF – 3226-2428
   
http://sindivacs.com.br/2015/06/iniciou-hoje-11-de-junho-a-primeira-turma-do-curso-de-formacao-do-agente-comunitario-de-saude-acs-turma-piloto/