sexta-feira, 11 de março de 2016

SINDIVACS-DF COBRA VALORIZAÇÃO DOS AVAS E ACS, DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CLDF

Audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (10) Faz reflexão sobre a atual realidade financeira da rede de saúde do DF


Em seu pronunciamento, Celina Leão destacou a importância do tema, apostando que o encontro contribuirá para que, por meio de um debate, se chegue a um consenso. “Creio que este seja o caminho para se discutir um tema tão especial e se chegar a soluções efetivas para que os cidadãos que dependam da saúde pública tenham mais atenção ao recorrerem às unidades de saúde do DF”.
Já o deputado Agaciel Maia enfatizou a falta de condições de trabalho para os profissionais da saúde e apresentou o orçamento atual da saúde.
O secretário Humberto Fonseca observou que já identificou os pontos centrais de reorganização da Secretaria para que a pasta atenda melhor a população.
Humberto Fonseca reconheceu que os profissionais da Saúde precisam de melhores condições de trabalho e garantiu que está iniciando estudos sobre as UPAs, entre outras medidas. “Peço um voto de confiança”, solicitou o secretário.
Durante a audiência, mais de trinta pessoas relataram falta de condições de atendimento, ausência de medicamentos e equipamentos.
O Secretário Geral do Sindivacs-DF, Etieno Sousa, cobrou  que o GDF valorize os AVAS e ACS e realize concurso Público imediatamente. “É preciso pagar os reajustes salariais, previstos na Lei 5.237/2013, inclusive negociando imediatamente o pagamento dos retroativos’
O secretário de Fazenda, João Antônio Fleury, apresentou as dívidas da pasta. “A saúde era a maior devedora do governo, na troca de governo em 2014. Devia-se mais de um bilhão e 50 milhões de reais. Já pagamos R$ 600 milhões”, contabilizou.
Participaram ainda do evento o secretário-adjunto do Planejamento e Orçamento, Renato Brown e o diretor executivo do Fundo de Saúde do DF, Ricardo Cardoso dos Santos.
cldfcldf..

Nenhum comentário: